cinema_intro_vzg_01
cinema_talent_acteur_vzg_02
cinema_stars_dior_vzg_03
Dior e a sétima arte

Dior e a sétima arte

Talvez seja necessário, como Christian Dior, se apegar aos símbolos... Ele, que acreditou em sua estrela-guia e amou a América, tinha que se aproximar das "estrelas" do cinema. Muito cedo, seu caminho cruzou o de atrizes, das quais nem todas sabiam o que o destino ainda as reservaria... Para os dezoito anos de sua afilhada, filha de Jacques Bonjean, o futuro estilista imagina um vestido de veludo preto, saia larga com pregas arredondadas, de comprimento médio, fechada por um cinto em verniz preto. Suas amigas, que usavam vestidos noturnos tão comuns, observam-na com inveja. Seu acompanhante, Hubert d'Ornano, leva a jovem irresistível para dançar no Club des Champs-Elysées, onde um senhor a aborda e pergunta quem havia criado aquele vestido "absolutamente maravilhoso". Esse senhor é Marcel Rochas, e a moça se tornaria, alguns anos mais tarde, a atriz Geneviève Page, enquanto Dior passaria a ser o estilista favorito da sétima arte...

Christian Dior, um ator de talento

Desde pequeno, Christian Dior amava as roupas tanto quanto as histórias. Ele as inventa, aliás, com a mesma genialidade. Antes mesmo da adolescência, sua irmã e seus primos encomendavam a ele suas fantasias para o carnaval de Granville. Mais tarde, ele se distinguiria por suas charadas e outros jogos de improvisação. Sua imaginação desconhecia limites. Adormecia dentro dele um burguês normando engraçado, porém tímido, um comediante incomum que viria salvá-lo de várias situações inverossímeis. Como no Texas, no dia da entrega do prêmio organizado por Neiman Marcus. Ele ficou paralisado. "No fim da tarde, durante uma prova de roupas, eu estava enredado entre panos e grampos, exausto por tentar convencer meus interlocutores de que o busto arrogante dos trajes noturnos faria deles a atração principal e uma novidade. Marylin Monroe ainda não era conhecida e cada pessoa me olhava com temor." Mas, no momento de se apresentar diante de uma assembleia com três mil pessoas, o estilista inventa um papel. Ele representa e é longamente ovacionado.

Stars vestidas de Dior

Como ele poderia não amar o cinema e as divinas vedetes que seu New Look coroaria com tanto glamour? Amiga e vizinha da avenida Montaigne, Marlène Dietrich assistiu ao primeiro desfile em fevereiro de 1947. Impressionada, ela se tornou fiel ao talento e ao estilo de Dior, tanto em cena como na cidade.

cinema_stars_dior_vze_01Assim como ela, diversas personalidades de beleza e temperamento únicos também encontrariam no vestuário e nos perfumes de Dior a possibilidade de sublimar e distinguir sua glória ascendente ou triunfante. Enumerá-las significaria folhear o grande álbum do cinema mundial... Algumas imagens emergem dessa onda de sedas, forros e lãs altamente chics. Elizabeth Taylor, no vestido Soirée à Rio, com top em musselina verde e saia de faille marfim bordada de rosas verdes, para receber o Oscar de melhor atriz em 1961...

cinema_stars_dior_vze_02Grace Kelly, com um vestido tomara que caia de seda branca, usado durante seu noivado em Nova York, em 1956, ou com um tailleur San Francisco, para a inauguração da boutique Baby Dior em Paris, em 1967. Ingrid Bergman, com cinco contornos de pérolas no pescoço, um vestido e uma manta Jardin d'Hiver, atuando em Indiscret (1958).

cinema_stars_dior_vze_03Jane Russell, cheia de sex appeal e elegância no modelo Mazette de lã preta adornada com vison, para a estreia de Gentlemen Marry Brunettes, em 1955.

cinema_stars_dior_vze_04Ava Gardner, terrivelmente sexy em La Petite Hutte. Olivia de Havilland, Marilyn Monroe, Sophia Loren fumando em meio às amostras de tecidos no provador do número 30 da avenida Montaigne. Brigitte Bardot e Rita Hayworth, que encomendou uma dúzia de modelos a partir de 1947, ou ainda a encantadora Jean Seberg em um vestido de coquetel com estampa floral para a promoção do filme À bout de souffle.

cinema_stars_dior_vze_05Em seguida, Jennifer Lawrence, Marion Cotillard, Robert Pattinson, Natalie Portman, Charlize Theron…

cinema_stars_dior_vze_06O mais curioso é que, uma vez fechado o álbum com todas essas estrelas que vestiram Dior, não há um "The End" para encerrar a sessão, mas sim inúmeros episódios para uma saga na grande tela.

cinema_stars_dior_vze_07