28.07 DIOR NO MUNDO

HOMENAGEM A CHRISTIAN DIOR EM PARIS

IMAGEM

Para essa primeira visita da saga de verão, retrocedemos no tempo até o dia 19 de março de 1987, quando a elite parisiense se reuniu no Museu das Artes da Moda, hoje rebatizado como Museu das Artes Decorativas, para a inauguração da exposiçã oHommage à Christian Dior, 1947-1957 , a primeira consagrada ao estilista. 

Quarenta anos após o desfile New Look  no dia 12 de fevereiro de 1947 ― ocasião em que Christian Dior apresentou suas duas primeiras coleções, Corollee  En 8, nos salões ornados de buquês da Avenue Montaigne, n° 30 em Paris ― o Museu das Artes da Moda homenageou pela primeira vez o estilista. Mais de cento e cinquenta e quatro peças e trezentos documentos foram expostos em cinco andares, oferecendo uma perspectiva única das origens da Maison Dior. A exposição começava com sua juventude em Granville, sua vida de artista, seus anos de galerista e seus encontros inspiradores. Através de fotos em preto e branco, podíamos encontrá-lo rodeado por Mitzah Bricard, Raymonde Zehnacker e Marguerite Carré, "seu batalhão de alta classe", como ele gostava de chamá-los, nas escadas da Avenue Montaigne, n° 30. Depois, imagens de um Dior pensativo na varanda da mansão mítica ou observando seus croquis. Mais adiante, imagens do estilista fantasiado de leão para o “baile dos Reis” oferecido pelo conde Etienne Beaumont em 1949, ou acompanhado por alguns clientes prestigiosos e amigos célebres como Olivia de Havilland, Ava Gardner ou Marlene Dietrich.

Ao longo das fotografias de modelos de prova imortalizadas nas ruas de Paris ou em plena prova de peças, os nomes das coleções soavam como slogans e nos transportavam com prazer a cada apresentação: Libre, Fuseau, A, Verticale ,Milieu du Siècle…As fotos desvendavam precisamente os detalhes de certos bordados, como as delicadas margaridas do vestidoVilmorinda coleção Sinueuse , criada em 1952 para homenagear o catálogo do semeador favorito de sua infância. Essa exposição ilustrou seu amor pelas flores e seu compromisso em deixar as mulheres sempre mais belas e elegantes. Revelou também ilustrações de dois amigos próximos, Christian Bérard e René Gruau, uma delas utilizada como cartaz dessa primeira retrospectiva consagrada ao estilista predileto dos elegantes do mundo inteiro.

Saga de verão: Dior e arte, perspectivas – As grandes exposições, episódio 1

© SARL René Gruau: Affiche de l'UCAD

MAIS MÍDIAS

ADICIONAR TAG : DIOR NO MUNDO