29.06 TUDO SOBRE A DIOR

HORIZONTE CONTEMPORÂNEO

GALERIA

Ontem à tarde, Kris Van Assche apresentou sua coleção verão 2015 no Tennis Club de Paris. Resumo.

Um vento de arte contemporânea sopra sobre a coleção verão 2015 Dior Homme de Kris Van Assche. Um vento que nos transporta para a beira do mar. No carpete claro revestido de ripas coloridas que transformam o solo em uma verdadeira obra original, um homem elegante avança num smoking refinado na cor azul noite. Ao longo do desfile, o visual Dior Homme vai se tornando livre e descontraído: com as mãos nos bolsos, ele se prepara para deixar a agitação da cidade e se juntar à calma de sua casa no sul da França, onde seus amigos artistas o aguardam. Neste verão, Kris Van Assche revisita os clássicos do vestuário masculino numa visão contemporânea guiada pelo apelo ao mar e seu espírito náutico. Ora vestido com um impermeável amarelo-limão, ora com uma parka de tecido vermelho, uma regata listrada por baixo de uma jaqueta ou ainda de um casaco reto em caxemira amarela, seu visual é marcado por estampas com a assinatura e a citação de Christian Dior: “É preciso manter as tradições, para transmiti-las às gerações seguintes. Numa época tão conturbada como a nossa, devemos manter essas tradições que são o nosso luxo e a flor da nossa civilização”. 

O ar marítimo parece revelar a alma de artista do homem Dior: a cor aparece através de pinceladas espontâneas, quase ingênuas, sobre uma camisa de algodão ou um jeans claro, enquanto linhas bordadas, ora brancas, ora coloridas, adornam um casaco jeans ou sublinham e quebram a geometria perfeita das listras finas de um paletó.    

No convite, podíamos ler a citação do pintor Paul Klee ― “um olho vê, o outro sente”  ―, uma das inspirações dessa coleção: um código binário entre as tradições e a modernidade, entre a cidade e o mar. Uma complementaridade que nunca deixou de inspirar Christian Dior em seu tempo, quando partia para sua residência de Colle Noire para recarregar suas energias, e que inspira atualmente Kris Van Assche, como vemos em sua coleção verão 2015, apresentada ontem aos convidados, entre os quais se encontravam os atores Ansel Elgort e Ryuhei Matsuda, assim como a modelo Candice Swanepoel.

Dior.com 

MAIS MÍDIAS

ADICIONAR TAG : TUDO SOBRE A DIOR