28.03 TUDO SOBRE A DIOR

NASCIMENTO DE UM MITO

IMAGEM

O ícone da Maison nasce das mãos experts de artesãos apaixonados, minuciosos e exigentes, que sabem deixar sobre o couro a marca do savoir-faire Dior. 

Neste ano, como vem acontecendo desde 2008, Lady Dior  aparece junto à Marion Cotillard, sua musa inspiradora e vencedora do Oscar, fotografada por Jean-Baptiste Mondino na nova campanha revelada esta semana. Sua fabricação, inteiramente feita à mão, é realizada a alguns quilômetros de Florença.
Dos modelos mais atemporais, em couro de cordeiro, aos mais preciosos, em couro de crocodilo ou píton pintado à mão, a escolha das peles é onde tudo começa. A seleção rigorosa segue sempre um mesmo ritual: tocar, examinar, analisar e detectar cada traço mínimo de imperfeição.  
O couro deve estar perfeito. Em seguida, vem a etapa denominadacannage, na qual o trançado inspirado no desenho das cadeiras Napoleão III ― presentes nos salões Dior durante o primeiro desfile em 12 de fevereiro de 1947 ― é pespontado sobre o couro da bolsa. Primeiramente, o artesão junta as alças, cola o couro nas duas tiras de cortiça e, uma vez reunidos, estes recebem golpes precisos com um martelo de cabeça arredondada.
Em seguida, a Lady Dior  é colocada em torno de uma forma de madeira que possui exatamente suas proporções, tendo suas laterais reforçadas por faixas de couro que asseguram perfeitamente o seu porte. Finalmente, as peças em metal vêm para completar e adornar a bolsa: os berloques - as quatro letras D.I.O.R –, o fecho em zíper, os rebites e as bases, para que o couro nunca encoste no chão.
Cada detalhe, trabalhado minuciosamente, contribui para a beleza do conjunto: o “Christian Dior” em ouro marcado a quente sobre o círculo de couro pendurado ao lado dos berloques é a perfeita expressão desta minuciosidade. Antes de ser aprovada, tratada e protegida, a bolsa é metodicamente verificada e controlada. Para criar a Lady Dior  são necessárias cento e quarenta e quatro peças, além de muita paciência, paixão, precisão e excelência.   

MAIS MÍDIAS

ADICIONAR TAG : TUDO SOBRE A DIOR