04.07 ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTES OF A DAY

GALERIA

Na nova campanha Dior Homme, a coleção outono-inverno 2014-2015 imaginada por Kris Van Assche é posta em cena por Willy Vanderperre. Descubra as fotografias e o vídeo. 

Contagem regressiva. Os segundos desfilam na tela. São oito, representando o número preferido de Christian Dior. Oito segundos e eis que surge o homem Dior como o herói de um filme mudo contemporâneo, neste vídeo assinado por Willy Vanderperre. Este homem de múltiplas faces é descoberto em meio a uma natureza em preto e branco, chocando-se com verdades brutas – “O amor está morto”, pichado às pressas numa parede... Ele parece encenar sua própria vida em meio a uma decoração tão minimalista quanto um palco de teatro: uma cadeira, paredes brancas como uma tela virgem e, como ornamento, por pura fantasia, um talo de lírio-do-vale dentro de um vaso no chão. Impressões reunidas na tela como anotações feitas às pressas num jornal. Entre a encenação onírica e a performance artística, entre a indolência natural do homem Dior e o papel que ele parece interpretar, os limites são enganosos, incertos.  

E é essa incerteza, essa estranheza perturbadora, que encontramos nas fotografias da campanha. O retrato do homem em Dior se depara com uma outra face, moldado como uma imagem projetada na tela, como se ele encontrasse ali o seu alter ego fictício. Mas se as identidades são plurais, a aparência impõe sua singularidade: nas criações da coleção outono-inverno 2014-2015 Dior Homme, pensadas por Kris Van Assche, ela é evidente, assim como nas entrelinhas da campanha de Willy Vanderperre onde tais identidades entram em cena. É na silhueta afiada de ternos onde adivinhamos a influência dos cortes impecáveis de SavileRow. Detalhes como um alfinete de colarinho, pontos bordados em uma gravata, um lírio-do-vale na lapela de um paletó, sublinham uma elegância audaciosa, onde a tradição encontra um espírito contemporâneo e uma estética artística, como em uma sobreposição de imagens.       

MAIS MÍDIAS

ADICIONAR TAG : ÚLTIMAS NOTÍCIAS