19.03 ÚLTIMAS NOTÍCIAS

QUADRADOS PRECIOSOS

GALERIA

Com suas cores vibrantes, os quadrados da coleção Les histoires de Monsieur Dior  são verdadeiras pinturas em seda. Descubra o savoir-faire que se encontra na origem destes lenços excepcionais, fabricados na Itália seguindo a mais pura tradição.

Os lenços quadrados da Dior são realizados nas proximidades do Lago de Como, na Itália. Como se nada tivesse mudado desde os tempos de Marco Polo, a seda crua, bruta e de um branco naturalmente encardido é importada da China, onde as condições climáticas ideais aliadas a um conhecimento milenar garantem uma qualidade excepcional. Nos ateliês do Como, onde dezenas de profissionais da tecelagem encontram-se ativos, essa suntuosa matéria-prima torna-se uma seda macia, pronta para ser transformada em lenço. A continuidade da fabricação fica por conta dos coloristas: através de uma imensa paleta, eles buscam a cor perfeita para revestir cada detalhe da estampa. Um quadrado Dior pode conter até quarenta e oito nuances no total, o que faz com que seu feitio seja um processo bem longo e minucioso, pois a seda virgem é colorida de acordo com uma técnica de impressão ancestral que garante uma precisão infinita de traços e cores bastante vivas. Para cada nuance, um quadro gravado com o motivo a ser impresso é especialmente construído; através dele a tinta é então aplicada, tal como ocorre com um estêncil. Na medida em que a peça de seda desfila entre um quadro e outro, o motivo e os degradês sutis do lenço vão aparecendo, resultado das sobreposições sucessivas das camadas de cor.

Após esse processo complexo que demanda quinze horas de trabalho, as cores são fixadas através de uma passagem a vapor. Em seguida, a seda impressa é lavada, o excesso de tinta é eliminado e ela é mergulhada numa solução de amido para engomar, especialmente dosado para que se obtenha a aparência e a textura ideais, definidas pelos criadores Dior. Finalmente, em um gesto perfeitamente calculado, os artesãos executam o roulotage, técnica de acabamento do lenço, na qual as bordas são dobradas sobre si mesmas antes de serem costuradas. Com cores vibrantes e delicadamente macios, os quadrados estão prontos para partir e envolver o pescoço das mulheres do mundo todo.

MAIS MÍDIAS

ADICIONAR TAG : ÚLTIMAS NOTÍCIAS