24.04 TUDO SOBRE A DIOR

UMA CERTA CONCEPÇÃO SOBRE O PERFUME

GALERIA

Ontem, a DiorMag revelou os Extraits Dior  : uma ode às mais belas matérias-primas e à alta perfumaria. Verdadeiros fragmentos audaciosos que exaltam a filosofia que faz da Dior uma Maison de perfumes única.

Delicados estojos de papel gravados com o nome Dior. Sob a tampa, frascos com ares de miniaturas preciosas. Muito mais que uma fragrância, osExtraits Dior  contêm uma filosofia de perfumista: um espírito Dior que transparece nos mínimos detalhes, que impregna o perfume em todas as etapas de sua realização, da criação à escolha minuciosa das matérias-primas, da arte do feitio dos frascos à delicada embalagem.     

Essa filosofia, cujo lema é a excelência, reside na Maison há muito tempo. Mais precisamente, desde 12 de fevereiro de 1947: neste dia, Christian Dior exibiu sua primeira fragrância durante a apresentação de sua primeira coleção, definindo-se como estilista-perfumista e sugerindo que a alta- costura e a alta perfumaria seriam duas facetas de uma mesma feminilidade, regidas pela mesma exigência do luxo à la française .  

Hoje, é François Demachy, perfumista criador exclusivo da Dior, quem perpetua a herança única do estilista-perfumista, encarnando o gesto criativo da Maison. Entre eles, os pontos em comum surpreendem: assim como o estilista comparava seus vestidos às arquiteturas complexas, François Demachy explica seu processo criativo: “Construímos um perfume como se constrói um monumento: existem as bases, uma estrutura e, em seguida, a decoração” . Para os dois criadores, este trabalho preciso só existe se acompanhado de inspiração: “Eu sou contemplativo, me deixo levar” , afirma o perfumista-criador.   

Mas, além desses aspectos semelhantes, é num lugar comum que suas personalidades se encontram: em Grasse no sul da França, a terra escolhida pela alta perfumaria. Foi lá que Christian Dior se instalou em 1951 para cultivar suas tão estimadas rosas, mais precisamente em Colle Noire. Foi por lá também que François Demachy cresceu e aprendeu a conhecer as flores. Neste mesmo lugar são cultivadas as rosas e o jasmim, flores que assinam os perfumes da Maison, em propriedades criteriosamente selecionadas pela paixão de seus exploradores e pela qualidade única de sua produção. Finalmente, é nos campos de flores destas terras, sob o sol do sul da França, que começa uma história única: a história dos perfumes Dior.

MAIS MÍDIAS

ADICIONAR TAG : TUDO SOBRE A DIOR