Voltar

Christian Dior Couturier du rêve

— Autora Coletânea — Editora Museu de Artes Decorativas — Apresentação A Maison Dior comemora em 2017 seu aniversário de 70 anos. Em 1947 Christian Dior apresenta seu primeiro desfile, marcando o nascimento de um novo visual feminino: após a austeridade dos anos de guerra, a cintura marcada, as saias amplas e os ombros suaves desenham as “mulheres-flor” que representam a imagem do próprio luxo parisiense. O “New Look” recoloca Paris na posição de capital do mundo da Moda e estabelece o nome de Dior como sinônimo de Alta Costura.

O Museu de Artes Decorativas, que possui um exemplar do famoso Tailleur Bar de 1947, que já foi apresentado em 1987 na exposição “Homenagem a Christian Dior”, celebra este aniversário organizando uma importante exposição da qual este livro é o catálogo.

A obra mostra em detalhes uma seleção de 70 looks criados por Christian Dior e seus sucessores – Yves Saint Laurent, Marc Bohan, Gianfranco Ferré, John Galliano, Raf Simons e, recentemente, Maria Grazia Chiuri. Especialmente fotografadas para esta obra, as roupas são acompanhadas por textos que as situam em seus contextos, os croquis, as fotografias de desfiles e as realizações dos maiores fotógrafos de moda, Irving Penn, Richard Avedon, Cecil Beaton, William Klein, Helmut Newton, Patrick Demarchelier, Paolo Roversi, Peter Lindbergh, Mario Testino, Nick Knight… Os textos abordam os temas que marcaram a história da Maison: a noção de linha e de arquitetura da roupa, a relação entre a História e a Arte (Versalhes e o Petit Trianon, o Segundo Império, o Impressionismo, a Belle Époque, os Ballets russos, Picasso, Dalí, Pollock…), o desdobramento das cores, os jardins e países distantes como fontes de inspiração e, claro, as musas e clientes famosas da marca (a Duquesa de Windsor, Marlene Dietrich, Grace de Mônaco, Marilyn Monroe, Elizabeth Taylor, Isabelle Adjani, Lady Diana, Marion Cotillard, Charlize Theron, Natalie Portman, Jennifer Lawrence…).

Um livro que oferece uma síntese magnífica da mais emblemática das maisons de Alta Costura francesas e cuja riqueza iconográfica satisfará os leitores mais experientes.

Conheça as primeiras páginas