Desfile de Alta Costura
Outono-Inverno 2018-2019

2 de julho de 2018 - Paris - 14h30 (GMT+02)

"Curiosamente, talvez seja a desordem inerente ao desejo e à subjetividade o que torna a psicanálise lacaniana e a arte vanguardista tão notoriamente radicais, fazendo de ambas campos ideais para uma negociação das criações peculiares à costura."

Alison Bancroft*

É possível celebrar a Alta Costura fazendo uma leitura crítica dela própria?
É possível ser fiel às rigorosas regras estabelecidas pela câmara sindical da Alta Costura** desconstruindo-as para criar uma nova ordem?

Essas são as questões que Maria Grazia Chiuri levantou para essa coleção Alta Costura Outono-Inverno 2018-2019, inspiradas na exposição Christian Dior, couturier du rêve, que apresentou, no Museu de Artes Decorativas, criações de Alta Costura homenageando o ateliê, esse lugar sagrado e atemporal.

Os ateliês são templos, guardiões do pensamento. É no âmago dessa memória da Alta Costura – essa série de imagens, de formas, de cores e de atitudes – que a visão criativa de Maria Grazia Chiuri se desenvolve. A costura é uma instância de vanguarda, uma forma de arte que se desenvolve graças à imaginação. Uma reflexão que cultiva a ousadia de repetir gestos codificados procurando ao mesmo tempo quebrá-los, pois a Alta Costura é atualmente, antes de qualquer coisa, um gesto conceitual. Como um ready-made de Marcel Duchamp.

Às vezes são os tecidos que guiam o projeto, trabalhados em antigas manufaturas com capacidade limitada de produção, e para as quais solicita-se a introdução de um elemento inabitual ou um novo savoir-faire. Assim, cada material pode passar por modificações que irão realçar seus efeitos de forma inesperada. Em outros casos, a ideia de base vem da vontade de reconstruir o ritual e a maneira de se vestir conforme as ocasiões que marcam o cotidiano. A Alta Costura possibilita vestir algo único, adaptar uma obra perfeita ao seu próprio corpo. Maria Grazia Chiuri retoma os fundamentos e elabora tailleurs nos quais as mangas do tailleur Bar se tornam asas de morcegos. A verdadeira transgressão consiste em abordar as regras usuais alterando sua sintaxe.

A paleta de cores empoadas (tijolo, verde, rosa ou laranja) dialogando com o Nude, colore as roupas e também os acessórios – bijuterias refinadas, pequenos véus e chapéus – como uma continuidade complementar do corpo exaltada pela Alta Costura. Os vestidos de festa, fascinantes graças aos diferentes plissados ou aos jogos de sobreposições, contrastam com bustiês simples que oferecem uma dissonância surpreendente. A forma escultural de um vestido de seda vermelho costurado com uma única peça abre caminho para uma série de criações majestosas e íntimas, ao mesmo tempo recatadas e explosivas: a Alta Costura se torna assim um lugar psicológico de resistência feminina.

Alison Bancroft associa, em um senso lacaniano, a Alta Costura à forma de expressão das vanguardas: reapropriação de práticas seculares rejeitadas pelo desejo de novidade e reinterpretação das tradições pelos valores contemporâneos. É nesse encontro entre um sistema de regras estabelecidas e a livre criatividade que a Alta Costura torna-se uma rebelião na visão de Maria Grazia Chiuri: uma espécie de "guerrilha" ideológica que explode nas fronteiras de uma tradição enraizada, sem jamais ultrapassá-las.

* "Inspiring Desire: Lacan, Couture, and the Avant-garde", in Fashion Theory.

** "Os modelos originais são exclusivamente criados pelo chefe da maison ou por seus modelistas permanentes; () eles são executados unicamente em seus próprios ateliês" Definição dada por Didier Grumbach no Dictionnaire de la mode au XXe siècle, Editions du Regard, Paris, 1994.

Saiba mais
Fechar

Entrevista com Maria Grazia Chiuri

ADICIONAR AO CALENDÁRIO
SELECIONAR O SEU CELENDÁRIO
RECEBER TUDO SOBRE O DESFILE
Vídeo do Desfile, os Looks, o Backstage e vários outros conteúdos sobre o Desfile... sejam os primeiros a serem informados sobre o lançamento ao vivo em Dior.com.
ESCOLHA A OU AS NEWSLETTERS QUE DESEJA RECEBER:
Todos os campos são obrigatórios. Ao clicar em Validar, você aceita receber as últimas novidades e exclusividades da Dior.
Todos os campos são obrigatórios. Ao clicar em Validar, você aceita receber as últimas novidades e exclusividades da Dior.
Sua inscrição na newsletter Dior foi realizada
BAIXAR O APLICATIVO DIORMAG
O aplicativo está disponível em diferentes plataformas para download.
SELECIONE SEU OS

Desfile de Alta Costura
Outono-Inverno 2018-2019

02 Julho 2018 - Paris - 14H30 (GMT+02)

Topo da página