Desfile De Alta Costura
Primavera-Verão 2018

22 de janeiro de 2018 - Paris - 15h00 (GMT+01)

"Apenas a teatralidade inevitável da vida me interessa." 

Leonor Fini

A história da Alta Costura está ligada à história da arte moderna. O estilista é um verdadeiro criador, e a palavra "ateliê" designa o lugar de expressão tanto do artista, quanto do estilista. No entanto, o verdadeiro ateliê do artista é a sua mente. É nesse contexto de equilíbrio entre sonho e realidade, imaginação e realização, que Maria Grazia Chiuri, Diretora Artística das coleções femininas da Maison, pauta suas pesquisas e seus trabalhos de investigação. Afinal, a Alta Costura representa o sonho da moda. Um universo no qual é possível criar livremente, experimentando técnicas, materiais e formas. Mergulhar no âmago do movimento surrealista permitiu à estilista acrescentar um toque de imaginação a esta coleção de Alta Costura Primavera-Verão 2018, proporcionando uma mudança de perspectiva e uma inversão ótica permanente.

O surrealismo também está presente nas palavras, nos textos sugestivos que guiaram Maria Grazia Chiuri na criação de uma coleção predominantemente em preto e branco, com pitadas de ilusões e de surpresas.

Jamais se contentar com a primeira impressão... Seguindo este raciocínio, os grandes plissados do vestido de festa branco com bordados pretos abrem-se como páginas de um livro; a gaiola, motivo recorrente das obras surrealistas, é transfigurada em uma rede de tecido tubular preto que envolve o corpo e realça os jogos de transparência, enquanto uma rede de pesca tecida com fios de prata é associada à densidade do veludo.

Mas é acima de tudo o carisma de Leonor Fini que define a atitude concisa e radical da coleção. Após deixar a Itália para viver em Paris, a artista organizou naquela época a sua primeira exposição, justamente na galeria de Christian Dior, com quem tinha laços de amizade. Em suas aparições fantasmagóricas, ela frequentemente vestia criações Dior. Ela concretizava a ideia, revolucionária em seu tempo, de que era necessário manter a independência e se reinventar, abrindo todo um campo de realidades possíveis. Ela vestia roupas para se definir, se colocar e se afirmar, tanto na esfera pública quanto na privada: influente, categórica e elegante, com poses inspiradas nos retratos masculinos do Renascimento, em uma interação contínua entre vida e obra de arte, misturando o natural e o artificial. É nessa dimensão suspensa entre sonho e realidade que as maravilhas da Alta Costura aparecem.

 O mesmo é válido para as roupas diurnas, cujas formas foram reinterpretadas por Christian Dior especialmente a partir de tecidos masculinos, que serviram de inspiração para Maria Grazia Chiuri em uma série de tailleurs. Essas peças retomam as curvas da Dior de um jeito atual e combinam com saias de múltiplos contrastes.

Fiéis à tradição surrealista do fetichismo do corpo desconstruído, os acessórios marcam presença de uma maneira fantástica: a boca de uma calça em tela serve de véu para uma sandália, enquanto luvas envolvem um calcanhar. É nessa maneira de ver e de se apresentar, com um olhar mergulhado no inconsciente e voltado para o mundo, que Maria Grazia Chiuri consegue harmonizar bordados e maravilhas. Ornamentos preciosos e delicados que, sobre um vestido com um arranjo fantasmagórico e flamejante de plumas de pavão, representam os olhos que observam e expressam o mistério, assim como força e a espiritualidade das mulheres de hoje.

Saiba mais
Fechar

Entrevista com Maria Grazia Chiuri

Entrevista com Peter Philips

Vídeo 360°

ADICIONAR AO CALENDÁRIO
SELECIONAR O SEU CELENDÁRIO
RECEBER TUDO SOBRE O DESFILE
Vídeo do Desfile, os Looks, o Backstage e vários outros conteúdos sobre o Desfile... sejam os primeiros a serem informados sobre o lançamento ao vivo em Dior.com.
ESCOLHA A OU AS NEWSLETTERS QUE DESEJA RECEBER:
Todos os campos são obrigatórios. Ao clicar em Validar, você aceita receber as últimas novidades e exclusividades da Dior.
Todos os campos são obrigatórios. Ao clicar em Validar, você aceita receber as últimas novidades e exclusividades da Dior.
Sua inscrição na newsletter Dior foi realizada
BAIXAR O APLICATIVO DIORMAG
O aplicativo está disponível em diferentes plataformas para download.
SELECIONE SEU OS

Desfile De Alta Costura
Primavera-Verão 2018

22 Janeiro 2018 - Paris - 15H00 (GMT+01)

Topo da página